terça-feira, 25 de junho de 2019

Conditional Sentences/Clauses - Orações Condicionais I




Hi, everyone!


Preparado para ampliar seus conhecimentos em Inglês?


Nesse post vamos estudar as frases/orações condicionais. As conditional sentences são usadas para expressar a ideia de que algo aconteceu, acontece ou acontecerá sob uma determinada condição.

Na maioria das vezes, sua construção é feita com a palavra if (se). No entanto, essa não é a única forma de expressarmos uma condição em uma frase.


Vamos conhecer os tipos de condicional?





Zero Conditional Refere-se sempre ao presente e é usado quando o resultado sempre acontece.

A forma é: If+present...... present. 
  • If ice gets hot, it melts.(Se o gelo esquenta ele derrete)   
  • If you touch the fire , you get burned. (Se você tocar o fogo você se queima)
  • If people eat too much, they get fat. (Se as pessoas comem demais, elas engordam) 
  • Dogs bite if you invade their houses. ( Cães mordem se você invadir a casa deles) 

OBS.:O First conditional que veremos a seguir se diferencia do Zero Conditional porque este fala de coisas genéricas e o First Conditional fala de situações específicas.


First Conditional
Descreve coisas e acontecimentos que eu acho provável que aconteçam no futuro, ou que provavelmente acontecerão.

A forma é: if+present...... will + infinitive.

  • If she practises a lot, she will win the competition.(Se ela treinar muito ,ela vencerá a competição.) --> (Acho provável que ela ganhe.
  • If he studies hard , he will pass the examination.(Se ele estudar pra valer, ele passará no exame. -->(É provável que ele passe) 

Second CondidtionalA forma é: If + past simple ------- would + infinitive.

Temos dois usos diferentes:

1 - usamos para falar de coisas no futuro que provavelmente não irão acontecer.
Estamos pensando em algo que poderá acontecer ou não, como apenas um desejo ou um sonho para o futuro.

  • If I meet the president I would shake his hand. Se eu encontrar o presidente eu pegarei em sua mão (pouco provável que aconteça)
  • She would live in the USA if she spoke English fluently. Ela moraria nos Estados Unidos se ela falasse inglês fluentemente. (talvez ela nunca aprenda Inglês) 
  • I would travel around the world if I were rich.Eu viajaria ao redor do mundo se eu fosse rico. (pouco provável que eu fique rico) 
  • If I had money I would buy some new shirts. (Se eu tivesse dinheiro eu compraria camisa novas.) (É muito provável que eu consiga comprar as camisas.) --> (É uma solida probabilidade) 
2 - podemos usar este tempo para falar de coisas no presente que são impossíveis porque não são verdadeiras.

  • If I had her phone number I would call her now. ( Se eu tivesse o número telefônico eu telefonaria a ela agora) --> (Eu não tenho o número agora então é impossível telefonar a ela.)
  • If I were you, I wold never go there. (se eu fosse você eu nunca iria lá.) --> (Eu não sou você , portanto jamais poderia agir daquele modo.) 
  • If I had money I would buy myself a ship to travel around the world. (se eu tivesse dinheiro eu compraria um navio para viajar ao redor do mundo) --> Eu provavelmente nunca terei esse dinheiro, é só um sonho ou até uma piada. É impossivel até onde da para saber. 

Third ConditionalDescreve um fato que não aconteceu e imaginamos o resultado da situação.

A forma é: Past Perfect depois de "If" seguido de "would have" e o past participle.

A forma comum é: If + past perfect...... Would + have + past participle

  • If she had sudied, she would have passed the tests. (Se ela tivesse estudado, ela teria passado nos testes.) --> Na verdade sabemos que ela não estudou e por isso não passou no teste.
  • If we had left home earlier , we wouldnt have missed the bus. ((Se tivéssemos saído de casa mais cedo, não teríamos perdido o ônibus) --> Na verdade perdemos o ônibus porque saímos tarde. 
Da pra notar que é preciso conhecer os tempos "Perfect " ok?
Você pode encontra-los em Present Perfect , Past Perfect 


Mista:Frases condicionais mistas são utilizadas para indicar condições irreais no presente e um resultado provável.

A forma é: If + Past Perfect ou Simple Past + Present Conditional ou Perfect Conditional

  • If you hadn't been late, you would have arrived in time to catch the bus. (Se você não estivesse atrasada, teria chegado a tempo de pegar o ônibus.) - Past Perfect + Perfect Conditional
  • If you studied, you would get a better grade. (Se você estudasse, tiraria uma nota melhor.) - Simple Past + Present Conditional 

Conseguiu entender?






Se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo.

E se você gostou do nosso trabalho, nos ajude, compartilhando com seus amigos!

5 comentários: