segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Small Talk

Small Talk, como o nome já diz, pequena conversa, é um tipo de interação social usada em qualquer situação que permite uma conversação interpessoal ou profissional com uma pessoa que você não conhece. 
São exemplos de small talks os cumprimentos, perguntas cordiais sobre a família, promessas de marcar um almoço ou um café e, até mesmo, reclamações sobre a falta de tempo e o excesso de trabalho...

Alguma dicas sobre small talks:

  • Selecione temas que sejam pertinentes para seu interlocutor e, especialmente, que não causem constrangimentos;
  • Procure manter seu estilo pessoal, mas adeque-se ao seu interlocutor. Mesmo sendo uma pessoa engraçada, cuidado com certos comentários divertidos porque seu interlocutor pode não gostar de piadas ou o contexto pode não ser favorável. 
  • Evite ser informal demais, mesmo em se tratando de um momento mais descontraído da interação.


Já sabemos quais são as regras básicas para um small talk agradável, agora vamos exemplificar algumas situações e como iniciarmos uma conversa em língua inglesa para você praticar.

Silhuetas de um grupo de empresários conversando Vetor grátis

1 - Apresentações. (Introductions) - Você pode se apresentar a alguém que não conheça, e ao se apresentar, você pode adicionar um pouco de informação do tipo, onde vocês se conheceram ou o que você faz... e é ótimo para praticar diferentes situações enquanto você aprende inglês.

Examples:

  • "Good morning! We always have coffee at the same time but we've never spoken before. My name is..." (Bom dia! Nós sempre tomamos café no mesmo horário mas nunca nos falamos antes. Meu nome é.... ) 
  • "Hello, how are you today? My name is ... I'm still learning English so please let me know if I make any mistakes." (Olá, como vai você hoje? Meu nome é ... eu ainda estou aprendendo inglês, então, por favor, me fala se eu cometer algum erro.
  • "Hi Angela. You might not remember me but we met at Tom's Christmas party last year. I am..." (Oi Angela. Você não deve se lembrar de mim, mas nós nos conhecemos na festa de Natal do Tom ano passado. Eu sou...)

2 - Tópicos universais. (Universal Topics) -  Temas como weather (temperatura), current news (notícias atuais) e entertainment (entertenimento) são início de conversas garantido, principalmente quando não se está conversando com um grupo

Examples: 
  • "Did you watch the Oscars last week? I can't believe Leonardo DiCaprio finally won one!" (Você viu o Oscar semana passada? Eu não acredito que o Leonardo DiCaprio finalmente ganhou um!)
  • "This weather is crazy! It was cold yesterday and today I came in with an open jacket. I hope it stays warm, don't you?" (Esse tempo está doido. Esfriou ontem e hoje eu vim com a jaqueta aberta. Espero que continue quente, e você?).
  • "That basketball game yesterday had me glued to my seat. Wasn't that a great save at very end? (Aquele jogo de basquete me manteve grudado em meu assento. Não foi uma grande defesa no final?).

3 - O dia. (The day) - Se você não tiver certeza do que falar ou não tem nada interessante pra dizer, você pode apenas perguntar sobre o dia deles (ask someone abou their day) ou pode falar sobre o seu dia (you can talk about yours).

Examples:
  • How was your day? (como foi o seu dia?)
  • What have you been doing today? (o que você fez hoje?)
  • How have you been feeling today? (como você está se sentindo hoje?)
  • Has anything exciting happened today? (aconteceu algo de animador hoje?)
  • What are you planning for after work? (o que você está planejando para depois do trabalho?)
  • Are you doing anything fun after work? (você está planejando algo divertido para depois do trabalho?
  • Hey there. You look like you're having a rough day. I hope it gets better for you. (Olá. Parece que você está tendo um dia difícil. Eu espero que fique melhor.)
  • Good morning! I went camping on Saturday, and of course it rained all day. Was your weekend any better? (Bom dia! Eu ia acampar no sábado, e claro que choveu o dia todo. Seu final de semana foi melhor?)

4 - Ambiente de trabalho. (Workplace) - Algumas conversas são apropriadas para o ambiente de trabalho. Seja menos pessoal no trabalho do que em lugares casuais, evite fofocas e fale sobre o dia, sobre uma reunião ou um festa vindoura ou o trabalho da pessoa.

Examples: 

  • "Hi Tom. How are things going over at the IT department today? (Oi Tom. Como vão as coisas no departamento de TI?)
  • "I'm really looking forward to the party after work today. I hear Pam brought her famous carrot cake! (Estou realmente ansioso pela festa depois do trabalho hoje. Eu ouvi que Pam trouxe seu famoso bolo de cenoura.)
  • What a busy day. This is the first time I've gotten up from my seat all day! Are you busy too? (Que dia cheio! Esta é a primeira vez que eu me levanto do meu lugar o dia todo! Você muito ocupado também?)

5 - Observações. (Observations) - Algumas das melhores small talks é sobre onde você e seu colega de trabalho estão alocados. Algo que vocês compartilhem. Olhe ao redor e veja algo para elogiá-lo. Nada faz as pessoas se sentirem melhor do que um elogio genuíno. 

Examples:
  • "I love your shoes today, they really pull your outfit together. (amei os seus sapatos de hoje, eles realmente combinaram com a sua roupa.)
  • Did you see? They finally fixed the light in the break room. It's been broken for almost a month! (Você viu? Finalmente concertaram a luz na sala de descanso. Está queimada há quase um mês!)
  • "Hey Pam, your cookies last night were delicious! Thank you for making them for the party. (Hey Pam, seus biscoitos noite passada estavam deliciosos! Obrigada por fazê-los para a festa)

6 - Interesses em comum. (Common Interests) - Quando você tem algo similar ou alguém em comum com seu parceiro de conversa, isso significa que vocês têm muito o que falar.  

Examples:
  • "My cousin mentioned you last night. I didn't know you knew her! Where did you meet? (Minha prima mencionou você noite passada. Eu não sabia que você a conhecia! Onde você a conheceu?).
  • I noticed your hat as a Yankees logo. Are you a fan of baseball too? (Eu notei que seu boné tem o logo dos Yankees. Você também é fã de baseball? 
  • I tried baking cookies like your last night and they came out terrible. How do you make them so good? (eu tentei assar biscoitos iguais aos seus noite passada e eles ficaram horríveis. Como você os faz tão bons?).

7 - Questões. (Questions) - Vocês notaram que a maioria desses exemplos de small talks têm algo em comum: Elas são questões. Um bom modo de começar uma conversação é fazer uma comentário e depois, uma pergunta. Quando fizer pergunta, ouça mais do que fale e não faça perguntas tão pessoais. E lembre-se de manter as coisas positivas!

Examples: 

  • "Hey, I heard you were thinking of adopting a new dog. Did you fine one? (Hei, eu ouvi que você estava pensando em adotar um novo cachorro. Você encontrou um?).
  • "I've been meaning to ask you this for a while: how long have you been working here? (eu estava querendo te perguntar isso há algum tempo: quanto tempo você trabalha aqui?).
  • "Your hair always looks great. What hair products do you use? (Seu cabelo está sempre bonito. Que produto para cabelos você usa?

        Next time you're standing with someone and no one is speaking, you know what to do!
  


Brasileiro geralmente é um povo muito comunicativo, ou seja, não precisa de um manual para ensina-los a conversar, no entanto, o propósito desse post é ampliar as oportunidades de diferentes conversas utilizando a língua inglesa.
Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário