terça-feira, 11 de setembro de 2018

Pronomes Pessoais: Personal Pronouns


Os pronomes pessoais (personal pronouns) são termos utilizados para substituir nomes completos ou substantivos em frases. 
Eles são divididos de acordo com quatro classificações:
  • Quanto ao número: singular ou plural;
  • Quanto à pessoa: primeira, segunda ou terceira;
  • Quanto ao gênero: masculino, feminino ou neutro;
  • Quanto à função que cumprem nas sentenças: sujeito ou objeto.
Os pronomes pessoais em inglês são classificados em:
Subjects Pronounsequivalente aos pronomes pessoais do caso reto em português, eles funcionam como sujeitos que praticam a ação verbal.
Normalmente, surgem no início da frase antes de verbos ou preposições. Em relação ao grau, eles são utilizados no singular (I, you, he she, it) e no plural (we, you, they).
Possuem três gêneros: masculino, feminino e neutro.  
Subject PronounTradução
Ieu
Youvocê, tu
Heele
Sheela
It (neutro)ele, ela
Wenós
Youvocês, vós
Theyeles, elas
Obs: A forma neutra “it”  faz referência a animais, objetos, lugares, ideias e sentimentos.
I - deverá ser escrito sempre com letra maiúscula, independente da sua posição na frase.
You tem seu significado tanto no plural quanto no singular, você só saberá dependendo do contexto.


Object Pronouns - equivalente aos pronomes pessoais do caso oblíquo em português, eles funcionam como objetos da frase, ou seja, quem recebe a ação.
São empregados após verbos e preposições e fazem parte do predicado da frase. Eles são utilizados no singular (me, you, him, her, it) e no plural (us, you, them).
Object PronounTradução
Meme, mim, comigo
Youte, ti, lhe, você, contigo
Himele, lhe, o, lo, no
Herela, lhe, a, la, na
Itele, ela, o, a, lhe, lo, la, no, na
Usnós, nos, conosco
Youvocês, convosco, lhes, los, nos, os, as
Themeles, elas, os, as, los, las, nos, nas, lhes
Obs: Note que os pronomes "you" e "it" podem desempenhar o papel de sujeito ou objeto. A escrita é igual, portanto, o que muda é a posição e função deles na frase.

Entenderam?
Resultado de imagem para pessoa com muita interrogação

Confiram abaixo, alguns exemplos para que você possa entender melhor :

Subject Pronoun:
  • I am a teacher. (eu sou um professor)
  • You are student. (você é aluno)
  • He lives in Chicago. (ele mora em Chicago)
  • She is my sister. (ela é minha irmã)
  • It is the best city of the world. (ela é a melhor cidade do mundo)
  • We studied in England last summer (nós estudamos na Inglaterra no verão passado)
  • You are my best friends. (vocês são meus melhores amigos)
  • They don't speak portuguese. (eles ou elas não falam português).


Object Pronoun:


  • Leave me alone! (Me deixe em paz "sozinho")
  • I gave you a new car . (eu te dei um carro novo)
  • I told him about my husband (eu lhe falei sobre meu marido)
  • We love her (nós a amamos)
  • I like it! (eu gosto dele "um animal ou objeto")
  • She works with us. (ela trabalha conosco)
  • They bought you a house. (eles compraram "para vocês" uma casa)
  • He saw them at school. (ele os viu na escola)


Algumas atividades  para ajudar a compreender melhor o emprego dos pronomes.
Bons estudos!

4 comentários: